Produtor
CTB – Companhia de Teatro de Braga, CRL
Sinopse
“Paris ocupada pelos alemães. A Gestapo “quer” uma obra de Picasso para uma “vernissage”. Picasso é levado para um bunker, onde conhece uma atraente loura que está ali em missão secreta: obter a autenticação de Picasso em, pelo menos, um de três autorretratos do artista. Pretende incluir Picasso numa vernissage com obras de Klee, Miró e Léger. Depois de uma apaixonante esgrima verbal entre o artista e a agente, Picasso acaba por assumir os três desenhos, de diferentes períodos da sua vida. Feliz pela missão cumprida e pelo desenrolar da relação entre eles, Fraulein Ficher convida Picasso a sair dali com ela e o pintor indaga onde e quando ocorrerá a exposição? Pela resposta evasiva percebe que se trata, afinal, de uma manifestação nazi onde se queimarão obras de “arte degenerada”. A reação de Picasso é violenta, passando a negar a autenticidade dos desenhos, com a agente a exigir uma justificação mais plausível. Picasso satisfaz com argumentos a exigência e deixa a loura sem o objectivo final da sua visita: uma obra autenticada. Depois de mais uma luta verbal intensa e estimulante, o artista começa a desenhar a própria Fraulein, continuando o jogo de sedução. Picasso acaba por destruir o retrato e tenta violá-la. Na luta, ela cospe-lhe no rosto e ele volta ao desenho para tentar captar a raiva da mulher, incentivando-a a despir-se…”
RUI MADEIRA
Ficha Artística
Autor: Jeffrey Hatcher | Tradução: Brian Head | Encenação e espaço cénico: Eduardo Tolentino de Araújo | Com: Rui Madeira e Solange Sá | Figurinos: Manuela Bronze | Ambiente sonoro: Pedro Pinto | Criação vídeo: Frederico Bustorff | Desenho de luz: Antonio Simón| Design gráfico e fotografia: Paulo Nogueira